Ansiedade e depressão em estudantes
Ansiedade e Depressão Pré-Vestibular
O que explica as altas taxas de transtornos mentais em estudantes pré-vestibular?
O Brasil é pais com mais pessoas ansiosas no MUNDO!¹ Logicamente esse problema também respinga nos nossos estudantes. 80% dos estudantes pré-vestibular apresentam grau elevado de estresse² e 55,8% apresentam sintomas suficientes para algum transtorno de ansiedade³.
Cenas de alunos passando mal por causa da ansiedade ou outras dificuldades psicológicas são cada vez mais frequentes. Em Recife, 26 alunos foram socorridos pelo Samu por causa de uma crise coletiva de ansiedade.
Então, quais são as causas da Ansiedade e Depressão Pré-Vestibular?
Ansiedade e Depressão Pré-Vestibular
Todo mundo sabe que o período do pré-vestibular é extremamente estressante. Os estudantes lidam com: Pressão da família e da escola, um clima de competitividade enorme, medo de não passar na prova, culpa acumulada, dezenas de matérias para estudar, fora todos os problemas que não envolvem diretamente o vestibular. E é claro que tudo isso resulta em ansiedade.
O problema é que os estudantes, diante de tanta pressão, acabam esquecendo isso ao longo do ano.
A maioria dos estudantes só vão se preocupar com a ansiedade 1 ou 2 semanas antes do ENEM, que é quando a ansiedade está mais elevada. E realmente é importante que se preocupem! pois a ansiedade é perigosa e pode prejudicar muito o estudante na hora da prova.
Sabemos, através de décadas de estudo sobre a ansiedade, que ela é péssima para atividades que envolvem o raciocínio lógico. Além do fato de que você pode se esquecer de tudo o que você aprendeu e estudou durante o ano (o famoso branco), caso sinta um nível muito alto de ansiedade durante a prova.
Ou seja, a ansiedade é muito prejudicial na hora da prova, mas ela também é muito prejudicial (e talvez até mais) antes da prova. Isso é uma coisa que muitos estudante não prestam atenção: A ansiedade é a maior inimiga da aprendizagem!
Ansiedade e aprendizagem
Quando você se sente ansioso, você não consegue se concentrar para estudar. Sabe aquele fenômeno de você está lendo um conteúdo, e então passa algumas páginas e você se dá conta de que aprendeu nada porque a sua mente viajou para algum lugar e você não lembra? Isso é ansiedade.
Além de que a ansiedade também dificulta a sua capacidade de se concentrar na aula, prejudica o seu sono, prejudica a sua memória e te deixa cansado e indisposto para estudar.
A verdade é que a ansiedade limita o potencial de MILHARES de estudantes todos os anos. Tem muita gente, que rende pouco e aprende pouco (em relação ao que poderia aprender) por causa da ansiedade.
Mas, a ansiedade não atrapalha somente nos estudos... A ansiedade atrapalha todas as outras áreas da sua vida: Relacionamento com a família, com o namorado, amigos, lazer, etc.
Ansiedade e depressão em estudantes
Segundo a OMS, 20% dos adolescentes têm depressão⁴. Hoje, mais pessoas morrem por suicídio do que por guerra, terrorismo e homicídio combinados⁴ e muitas dessas mortes são de jovens. Alguma coisa não está certa.
Eu tenho certeza de que essa fase cheia de estresse, ansiedade e pressão está contribuindo e muito para essas estatísticas. Mas, eu tenho uma notícia ainda mais triste: A ansiedade não atrapalha somente na hora da prova e no período em que você está estudando. Ela atrapalha depois também.
Muitos estudantes detonam a sua saúde mental estudando para o vestibular, conseguem sobreviver a prova, tiram uma nota boa e acham que o estresse vai passar, que a ansiedade vai embora. Mas, verdade é que a ansiedade não vai embora. Ela persiste e continua prejudicando e muito a sua saúde mental.
A vida depois do vestibular
A maior prova disso são estudantes de Medicina. 50% dos estudantes de medicina apresentam algum transtorno de ansiedade⁵ e 58,8% apresentaram critérios suficientemente altos para algum transtorno mental⁶.
O que é isso senão o resquício de vários estudantes que passaram, muitas vezes anos, estudando para um vestibular, ignorando completamente a sua saúde mental em prol da aprovação e continuam sem saber como lidar com a ansiedade na faculdade?
Como lidar evitar a ansiedade e depressão?
Mas, eu não estou aqui dizendo para você parar de estudar e cuidar da sua saúde mental. Muito pelo contrário, é possível sim cuidar da saúde mental, evitar todos esses problemas e ainda por cima aumentar a sua produtividade e potencial.
Você estuda química, física, português... matérias essenciais. Mas, quanto tempo você passou estudando sobre como lidar com suas emoções? Ou com pensamentos difíceis? Eu sei que nada! porque não existe aula para isso, essas coisas se aprendem com uma boa psicoterapia.
Quanto mais cedo você começa a treinar as habilidades de regulação emocional e a lidar com sua as suas emoções, maiores são as suas chances de viver com mais tranquilidade e saúde mental sem perder a produtividade.
Se você está passando por dificuldades relacionadas à ansiedade ou ao desânimo, é hora de você procurar ajuda. Afinal, você não precisa destruir a sua saúde mental para ter mais produtividade.
Então, se você quer ajuda para aprender a lidar com a ansiedade e o desânimo sem perder a produtividade, clique aqui e marque a primeira sessão.
Davi Italo
Davi é graduado em psicologia pela UNICAP com ênfase em psicologia clínica na abordagem cognitivo-comportamental e Terapeuta Comportamental Contextual formado pela Eurekka.