como criar novos hábitos
Por que você não consegue criar um hábito novo?
Aprenda os principais erros que te impedem de iniciar um novo hábito!
Se você está tentando iniciar um hábito novo, existem 3 situações que você não deve fazer o possível para evitar. Preste atenção!
Querer muito logo no início!
A primeira situação é querer muito logo no início.
Quando você decide iniciar um novo hábito, essa é a hora em que você se sente mais empolgado. Você começa a se imaginar conseguindo realizar aquela meta e aquilo é super empolgante. Entretanto, o seu cérebro não entende que essa motivação é temporária.
E o que acontece? Você acaba agindo como se aquela sensação fosse durar para sempre.
Você está tão empolgado que decide colocar metas difíceis de serem cumpridas: "Vou malhar todos os dias na semana"; "Nunca mais vou colocar um pingo de açúcar na boa"; "Ler? 3 livros por semana!"
Não adianta. Eu já vi essa história se repetir dezenas de vezes: Basta um tropeço para te fazer desistir.
Já diz o ditado: Quanto maior o sonho, maior a queda.
E eu não estou dizendo que você nunca vai conseguir realizar essa meta. Você vai... se você começar aos poucos e for aumentando gradativamente.
É muito melhor começar com um pouquinho e depois aumentar - sem pressa e sem perfeccionismo.
Não pensar no prazer da tarefa
Pense no seu hábito como um bebê. Um bebê, diferente de um adulto, não pode ficar sem cuidados. Um adulto consegue viver sozinho, passar longos períodos sem comer e beber, já um bebê requer de muito cuidado e carinho (quase 24h por dia).
O seu novo hábito também é assim: Ele precisa de muito cuidado. Você não pode pensar nele como uma obrigação. E o mais importante: Cada pequena vitória deve ser comemorada.
E você não precisa dar uma festa toda vez que for para a academia. O simples fato de anotar em um papel todas as vezes que você foi e simplesmente perceber que "Poxa, eu já consegui ir 10x para a academia" já pode ser o suficiente para deixar esse hábito ainda mais forte.
Querer resolver tudo sozinho
A terceira situação é querer resolver tudo sozinho.
Eu entendo você olhar para a sua vida e querer resolver tudo sozinho. É louvável esse sentimento. Mas, quanto mais funções você atribui a sí mesmo, maior a chance de dar errado.
Otimização é a palavra. O que realmente é importante? E como você pode aumentar as chances do seu hábito dar certo com a ajuda de outras pessoas?
Essas são as duas perguntas de ouro.
O que não for realmente importante, corte. Eu entendo que seria perfeito se você pudesse ter o treinador perfeito super carismático, naquela academia perto da sua casa, com um suplemento perfeito, mas... se o que você tem são 30 minutos e um vídeo no youtube. É isso que você vai fazer.
E que tal, ao invés de malhar sozinha, chamar uma amiga para fazer uns vídeos do fit dance com você? Ou ao invés de ler um livro sozinho, entrar em um clube do livro que você possa discutir o livro com outras pessoas?
Para finalizar queria deixar uma mensagem para você: Se você já tentou iniciar um hábito mil vezes e não conseguiu, não se culpe. Não tem nada de errado com você.
O que você não pode é olhar para os seus erros e repetir. A sua melhor versão está te esperando! E se você quiser catalisar esse processo com psicoterapia, acessa esse link e entenda como a terapia te ajudar.
Davi Italo
Davi é graduado em psicologia pela UNICAP com ênfase em psicologia clínica na abordagem cognitivo-comportamental e Terapeuta Comportamental Contextual formado pela Eurekka.